13 fevereiro 2012

DESAFIO BLOGUEIRAS UNIDAS


A TÉCNICA ARTESANAL QUE ESCOLHI FOI O PATCHWORK

Patchwork – técnica e arte em retalhos

A tradução literal da palavra PATCHWORK vem do inglês e significa  "trabalho com retalho". É uma técnica em um trabalho artístico no qual pedaços de retalhos são costurados formando um padrão com uma infinidade de formatos variados em combinações de cores e desenhos. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho,  já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.
Os trabalhos de patchwork podem ser desenvolvidos com a utilização de diversas técnicas e, geralmente, utilizam MANTA ACRÍLICA para criar um efeito acolchoado.
Para o arremate dos trabalhos de patchwork, utilizam-se pespontos largos, mais conhecidos como QUILT, que é uma espécie de alinhavo usado para criar efeitos de relevo nos trabalhos de patchwork ou em acolchoados. O quilt pode ser feito à mão ou com a máquina de costura.
Com algumas técnicas e um pouco de imaginação, é possível criar trabalhos maravilhosos em patchwork e quilt. Você pode fazer colchas, almofadas, painéis, roupas, etc. O patchwork é muito mais que uma arte, é uma terapia.

História do Patchwork
Existem registros históricos de que o homem faz acolchoados desde que aprendeu a tecer. No século IX a.C., os faraós já usavam roupas com técnicas similares. Existe uma versão de que esta técnica foi levada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para a atualAlemanha, até que chegou à Inglaterra no século XI, sendo utilizada para fazer tapetes e túnicas clericais. Mas os primeiros tapetes e acolchoados surgiram somente no século XVI, época de Henrique VIII, e costumavam ser presentes de casamento muito admirados. Os cavaleiros da Idade Média também usavam acolchoados como proteção, embaixo da armadura de metal.
Em meados do século XVII, a arte de quiltar chegou às Américas, mais especificamente aos Estados Unidos e Canadá. Trazida pelos colonizadores, era comum ver colchas feitas delinho ou , em panos inteiros ou a partir de medalhões centrais e bordas, que permitiam o aproveitamento total de retalhos, já que tecidos eram considerados preciosidade, assim como linhas e agulhas (que eram passadas de mãe para filha). As técnicas eram transmitidas pelas mães e avós para suas descendentes, assim surgiram muitas tradições relacionadas a tecidos, cores e desenhos. Uma tradição de meados de 1800 pedia que a moça fizesse doze colchas antes de poder casar, sendo que a última deveria utilizar os blocos Double Wedding Ring (dois anéis de casamento entrelaçados).
Durante a Guerra da Independência dos EUA, apareceram muitas colchas com motivos patrióticos e símbolos relacionados à revolução. A partir de 1795, apareceram os blocos de patchwork e as bordas "despedaçadas", mas ainda em torno de um medalhão central. Em 1800, no início da época dos pioneiros, surgiram os blocos Nine Patch (nove retalhos) e Grandmother's Basket (cesta da vovó). Em 1806, começaram a trabalhar as colchas totalmente em blocos, no que passou a ser conhecido como padrão de cadeia irlandesa.
Em 1851, a invenção da máquina de costura caseira foi patenteada, o que trouxe muitas novidades. Com isso, apareceram mais blocos, como Dresden Plate (prato de Dresden ou margarida), Texas Star (estrela do Texas), Grandmother's Flowers Garden (jardim das flores da vovó), Bear's Paw (pata de urso), Schoolhouse (escola) e muitos mais. A agilidade na execução aumentou e começaram a surgir revistas especializadas em moldes e padrões.
O estouro da Bolsa de Valores dos Estados Unidos causou a Grande Depressão, que durou de 1929 a 1939, fazendo com que as quilteiras precisassem aproveitar todo e qualquer tecido disponível, usando formatos como o Apple Core (miolo de maçã) e os triângulos, que permitiam aproveitamento total dos tecidos. Nessa época surgiram os equipamentos para aplicação e a bonequinha Sunbonnet Sue (Sue com chapéu de sol).
A revolução trazida pela Segunda Guerra Mundial e pela liberação feminina, na década de 1960, desvalorizaram um pouco a tradição do patchwork. Porém, em 1979, a empresa Olfa lançou um sistema inventado pelo Sr. Y. Okada, que utilizava um cortador rotatório, uma placa de base (para não deixar a lâmina perder o fio) e réguas com marcações, permitindo corte mais rápido e com precisão. Era para facilitar o corte da seda, mas adaptava-se tanto ao patchwork, que revolucionou e agilizou o mundo do patchwork.
Desde então, houve o crescimento no interesse por essa arte. Nos Estados Unidos, é um mercado que movimenta mais de dois bilhões de dólares estadunidenses. Encontram-se quilteiras no mundo inteiro, incluindo o BrasilJapão, Canadá, Inglaterra, AlemanhaFrançaEspanhaDinamarca e muitos outros países.
O PATCHWORK NO BRASIL
No Brasil colonial e imperial, o quilt e o patchwork eram atividades limitadas aos escravos, que usavam retalhos das roupas de seus senhores para a confecção de cobertas e roupas. Somente com a chegada dos imigrantes o patchwork começou a ser mais difundido.
Grandes indústrias têxteis desenvolvem anualmente tecidos especiais para o patchwork, assim como existem revistas, materiais e ferramentas que visam facilitar o trabalho. Os festivais promovem cada vez mais esta arte, que também pode ser considerada uma excelente diversão.


Dando inicio ao trabalho 

O investimento para o inicio da produção é baixo e o retorno é satisfatório e, como o patchwork é bem reconhecido no mercado, você pode transformar esse lazer em uma atividade profissional.
Para começar o trabalho, as ferramentas e equipamentos são as encontradas em qualquer oficina de costura.

Máquina de costurar, ferro de passar, tesoura para tecidos e para papel, desmanchador de costuras, dedal, marcador de giz e outros matérias de costura, além de ferramentas exclusivas para patchwork, que são:
·         Carretilha cortante
·         Régua quadrada de acrílico
·         Plataforma autocortante
·         Fita métrica dupla (centímetro/polegada)
Depois de estar com o material já preparado, a segunda etapa é escolher o modelo para fazer o seu primeiro patchwork. Existem muitos desenhos interessantes em livros e revistas para que você copie ou se inspire neles.
·         Analise trabalhos já prontos para ter idéia de cor e formas.
·     O patchwork é formado por blocos. Aprenda o nome dos blocos mais tradicionais para que possa identificar melhor cada um deles.
·         No começo, opte por peças formadas por menor número de blocos. O aconselhável são peças de até nove blocos com tamanho maior que duas polegadas.
·      No principio, opte por costuras em linha reta, pois costura em viés ou curvas apresentam mais dificuldade.

 

Como fazer

Montar um patchwork não significa apenas emendar pedaços de pano. Montar e emendar os blocos um no outro exige uma precisão imensa, tensão constante da linha e um acabamento cuidadoso.
A escolha do tecido é o primeiro passo para o trabalho ter sucesso. Um bom tecido é fundamental para a boa qualidade do trabalho final. Opte por tecidos 100% algodão, pois eles são mais fáceis de cortar, marcar, costurar e passar.
Compre tecidos que não encolham durante a lavagem para evitar deformações no trabalho. Outra dica: fique longe dos tecidos que soltem tinta para não manchar os outros.
Antes de começar o trabalho, lave os tecidos com água e sabão neutro depois passe bem antes de iniciar o corte. Depois dele pronto prepare para fazer e montar os blocos.
Os blocos mais conhecidos são: o bloco simples, bloco cerca de barras, bloco de nove, bloco quadrado de quatro, estrela de oito pontas.
Abuse da sua criatividade. Com essas técnicas, que são as mais simples, você pode fazer colchas, almofadas, painéis, porta-retratos, jogos americanos e outras muitas peças.


Enchimento

Depois da peça toda pronta é hora de fazer o enchimento do trabalho. Mas você pode se perguntar: enchimento? Como assim?
Já percebeu que o patchwork tem um aspecto almofadado? Então, é isso que você vai aprender como fazer agora.
Para fazer esse enchimento, ou sanduíche, você deverá usar um tecido para forro e a manta acrílica. A medida é especifica de cada projeto.
·         Corte o forro com 3 ou 4 centímetros a mais do tamanho do trabalho.
·         Coloque o forro em uma superfície plana e prenda com fita crepe para que não saia do lugar.
·         Coloque a manta acrílica, também 3 ou 4 centímetros maior do que o trabalho, por cima do forro.
·         Coloque o patchwork por cima do enchimento de maneira que tanto o enchimento quanto o forro fiquem visíveis pelas bordas.
·         Alinhavar as três peças juntas e marcar o local onde deverá ser feita a quiltagem.
·         Retire a fita crepe do forro e faça o acabamento com tiras.


Cores

A escolha correta das cores é fundamental para a beleza e a harmonia dos trabalhos, pois  cor é o elemento que mais chama a atenção numa peça de patchwork. O conhecimento da cor é uma boa base para obter ótimos resultados. Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork. Uma boa combinação de cores traz o equilíbrio da peça. Para isso, é importante conhecer um pouco sobre elas.
Cores primárias: são cores que não são formadas por nenhuma mistura. Azul, amarelo e vermelho.
Cores secundárias: são as cores formadas pela mistura em parte igual das cores primárias. Exemplos: azul e amarelo é igual ao verde. Azul e vermelho é igual ao violeta. Amarelo e vermelho é igual ao laranja.
Cores terciárias: são obtidas pela mistura das cores secundárias. Englobam as cores quentes e frias. As cores quentes são formadas pelo vermelho, amarelo, marrom e combinações. As cores frias são as formadas pelo azul, verde, violeta e combinações.
Cores complementares: uma cor primária e uma cor secundária são complementares quando não fazem parte da mistura que forma a secundária. Exemplo: vermelho e verde, azul e laranja, amarelo e violeta.
Cores análogas: são adjacentes ou vizinhas no círculo das cores. Fazem uma boa combinação.
Cores acromáticas: são as cores neutras. Branco, preto, cinzas e marfins.
Cores monocromáticas: são a família de determinada cor incluindo tons e sombras. Exemplo: vermelho, magenta, cereja, rosa pink, rosa bebê.
O patchwork é considerado um trabalho artístico devido à beleza e criatividade das peças. Fazer patchwork é mais do que costurar, é utilizar tecidos, linhas e agulhas para transformar, criar e representar idéias, emoções e histórias. Momentos que ficam concretizados em colchas, almofadas e acessórios.
Esse trabalho é apropriado tanto quem deseja se dedicar à arte como hobby quanto para quem quer ir além e transformar o trabalho em renda.

 

Técnicas de Patchwork

São varias técnicas, mas vou mostrar algumas:

·         Nine Patch (nove retalhos)

·         Seminoles
·         Grandmother's Basket (cesta da vovó)
·         ribbon star
·         Double Wedding Ring 
·         Dresden Plate (prato de Dresden ou margarida)
·         Texas Star (estrela do Texas)
·         Grandmother's Flowers Garden (jardim das flores da vovó)
·         Bear's Paw (pata de urso)
·         Schoolhouse (escola)
·         Apple Core (miolo de maçã)
·         bonequinha Sunbonnet Sue (Sue com chapéu de sol)
·         Log Cabin
·         Mug Rug (tapetinho para canecas e xícaras)
·         Janelas da Catedral

 Imagens e Vídeos de Trabalhos Utilizando as Técnicas


Nine Patch (nove retalhos)

 


 

 

Seminole

Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Ye5Wi86S6gI&feature=related


 

Grandmother's Basket (cesta da vovó)


ribbon star

Double Wedding Ring

Dresden Plate (prato de Dresden ou margarida)

Texas Star (estrela do Texas)

Grandmother's Flowers Garden (jardim das flores da vovó)


Bear's Paw (pata de urso)

Schoolhouse (escola)

Apple Core (miolo de maçã)


bonequinha Sunbonnet Sue (Sue com chapéu de sol)



Log Cabin




Passo A Passo confira no link abaixo:

Log Cabin Clássico


A forma clássica de executar o Log Cabin, com um quadrado central e uma metade clara e outra escura.

Material necessário:
- 2 tiras de tecido, da mesma largura (neste caso têm 3 cm), em cores contrastantes (claro/escuro é o ideal);
- 1 quadrado de tecido para fazer a parte central do bloco. Neste caso, o quadrado tem 3 cm, tal como as tiras, mas pode ter as medidas que se quiser.

1

Começamos pelo tecido de cor mais escura. Coser a tira na lateral do quadrado e cortar o excedente.

2

Continuando com a mesma cor, coser uma tira de tecido por cima. cortar o excedente.

3

Mudando agora de cor, coser a tira de tecido na lateral.

4

Mantendo a mesma cor, coser por baixo, fechando assim a primeira volta ao quadrado central.

5

Começar uma nova volta, cosendo novamente a tira mais escura na lateral.

6

Ainda com a mesma cor, coser por cima.

7

Mudando de cor, coser uma tira clara na outra lateral.

8

Mantendo a cor, coser a tira por baixo, de forma a fechar a segunda volta.

9

Começar nova volta agora com cor escura, na lateral do bloco.

10

Mantendo a cor, coser uma tira na parte de cima.

11

Mudar para cor clara e coser a tira na lateral.

12

Continuar com a cor clara, coser uma tira por baixo, fechando a terceira volta no bloco.

13

Iniciar mais uma volta, a coser a cor escura na lateral.

14

Continuar com a cor escura e coser uma tira na parte de cima.

15

Mudar para cor clara, e coser na lateral.

16

Terminar a 4ª e última volta cosendo uma tira clara na parte de baixo do bloco.
E pronto!
FONTE DO PAP:

Mug Rug (tapetinho para canecas e xícaras)


Janelas da Catedral




Fontes:

Eliana Zerbinatti – www.panoxadrez.com.br

IMAGENS DOS TRABALHOS COM AS DEVIDAS TÉCNICAS FORAM TIRADAS DO GOOGLE



ESTA FOI A MINHA PARTICIPAÇÃO NO DÉCIMO SEXTO DESAFIO DO
BLOGUEIRAS UNIDAS


16 comentários:

  1. oi MARCIA tudo bem? lindos trabalhos que você escolheu. amiga vim desejar uma boa semana e beijos grandes

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga querida!

    Parabéns pela MARAVILHOSA e COMPLETÍSSIMA postagem!

    OBRIGADA POR PARTICIPAR DE NOSSO DESAFIO!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  3. oi nossa a técnica patchwork é divina pena q não sei fazer...parabéns pela escolha...

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcia adorei a sua postagem. Aqui onde moro eu encontro muitos trabalhos e acho perfeito os detalhes. Parabéns !!Super bjs !! Elo

    ResponderExcluir
  5. Oi Márcia,tudo bem?Adorei sua pesquisa e vi que você também adora patch como eu.Sou blogueiras unidas nº 1633.Vim fazer uma visita ao seu blog e agradecer pelo seu comentário.Seja muito bem vinda.Já estou seguindo seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Lindos seus trabalhos sou das blogueiras unidas meu n°1375 parabenizo pelo lindos trabalhos e que Deus te abençoe estou te seguindo.Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá querida! Vim fazer uma visitinha, saber como você está e deixar um grande abraço! Fique com Deus querida!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcia, vim agradecer a sua visita e conhecer seu cantinho. Seus trabalhos são maravilhosos. Sempre tive vontade de aprender mas ainda não tive coragem.
    Parabéns, são lindos!
    Beijos e já estou seguindo vc.
    http://artamorepresentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. bom dia minha grande amiga, como se sente? beijos, fique bem

    ResponderExcluir
  10. Olá querida passando e participando do desafio blogueiras unidas:
    "A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras"

    Super bjs,Elo

    ResponderExcluir
  11. "A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!"

    bjss

    ResponderExcluir
  12. OLÁ AMIGA :
    PARTICIPANDO DO DESAFIO :

    A UNIÃO FAZ A FORÇA E JUNTAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORAS !
    Link :
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/2012/02/amigas-blogueiras-unidas.html
    Bjinho !

    ResponderExcluir
  13. "A UNIÃO FAZ A FORÇA E JUNTAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORAS"!


    Oi amada!

    Passei por aqui!!

    Abreijos ø

    ResponderExcluir
  14. A UNIÃO FAZ A FORÇA E JUNTAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORAS"!
    Vim te seguir tbm...bjokas te espero no meu...

    ResponderExcluir
  15. olá tambem estou participando do desafio das Blogueiras, parabéns plo trabalho
    blogueira unida 668
    http://www.balloonfestasartesanato.blogspot.com
    "A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!"

    ResponderExcluir

Amados seu comentário vai trazer uma alegria enorme ao meu coração, me sentirei mais próxima de você embora distantes fisicamente.
Deus te abençoe e te ilumine, TE AMO EM CRISTO JESUS!
Márcia

© LuzArtes - 2014. Todos os direitos reservados.
Design completo por: Márcia.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo